Marcello Gandini, o designer das retas.
- Alex Iervolino
- Mar 27, 2019
- 1 min read
Filho de um maestro de orquestra, Marcello Gandini junto com Giorgetto Giugiaro e Leonardo Fioravanti pertence a um trio de famosos designers de carros italianos. Conhecido por seu trabalho com o estúdio de design automotivo Gruppo Bertone, Gandini foi responsável por escrever alguns dos carros mais atraentes, dramáticos e importantes do século XX.
Apesar de sua carreira de inegável sucesso, Gandini foi inicialmente rejeitado para trabalhar na Bertone. Giorgetto Giugiaro, então designer chefe da empresa, se opôs radicalmente a sua contratação, quando consultado por Nuccio Bertone, chefe do Gruppo Bertone em 1963. Quando Giugiaro deixou o grupo dois anos depois para Ghia, Gandini foi contratado, permanecendo na empresa por quatorze anos. Os dois gigantes do design italiano trocaram comentários hostis entre si durante décadas.

Entre os projetos mais famosos de Gandini estão os icônicos Lamborghini Miura, Lamborghini Countach, Lancia Stratos, Alfa Romeo Montreal e Bugatti EB110. Ele também criou vários carros de uso diário como Citroën BX, Renault 5 (segunda série), BMW 5 Series (versão E12). Curiosamente, em uma entrevista em 2009, o Master of Beauty declarou que seus "interesses em design estão focados na arquitetura, construção, montagem e mecanismos de veículos - não na aparência".

Gandini deixou a Bertone em 1980, buscando design automotivo, industrial e de interiores em um estúdio próprio. Suas criações estiveram em produção de 1966 a 2001, mas seu estilo permanecera para sempre.
Comments